LONGEVIDADE E SAÚDE NATURAL

Como tomar cúrcuma: qual o melhor jeito de consumir este poderoso ingrediente da medicina milenar?

Suco, chá, tempero ou suplemento? De qual forma a cúrcuma (açafrão-da-terra) faz mais efeito?

A cúrcuma oferece uma série de benefícios ao nosso organismo sobretudo por conta da curcumina presente em sua composição. A curcumina é um dos anti-inflamatórios mais potentes que existem na natureza. Mas o que pouca gente sabe é como tomar cúrcuma

Apesar de seus inúmeros benefícios, não é algo que está consolidado em nossa rotina e dessa forma, dúvidas quanto ao seu consumo podem surgir.

Atenção: existem diversos jeitos de tomar a cúrcuma, e alguma podem ser até 2000% mais efetivas.

Onde comprar a cúrcuma?

Embora muitas pessoas acreditem que a feira é a melhor opção para a compra de algo natural, é preciso fazer algumas ressalvas.

Por exemplo, se não há comprovação de que o alimento é de fato orgânico então não é. Não é porque está na feira, que é orgânico.

Alimentos orgânicos, até mesmo os de pequenos produtores artesanais, sempre terão um selo oficial do Ministério da Agricultura. É este Órgão que verifica toda a origem e cuidado que os pequenos e grandes produtores têm com seus ingredientes.

Quando a cúrcuma não é de fato orgânica ou de procedência, por assim dizer, ela pode estar contaminada com metais pesados e até mesmo com farinha, o que aumenta o seu peso, mas diminui drasticamente a sua qualidade.

Esse tipo de contaminação pode ser extremamente prejudicial a saúde.

A melhor alternativa é comprar a especiaria industrializada de uma marca conhecida no mercado, ou de um produtor que tenha o selo Produto Orgânico. As chances de você levar para casa outra coisa que não apenas a cúrcuma é significativamente menor.

Como consumir a cúrcuma?

Se atentando a essa questão, vamos ver como você pode consumir a especiaria? Antes de prosseguir é preciso que você saiba que para efetivamente começar a perceber os efeitos benéficos da cúrcuma é fundamental inclui-la de maneira definitiva e efetiva na sua rotina.

Como dissemos anteriormente, existem diferentes jeitos de consumir. E os seus efeitos são gradativos e podem demorar a aparecer dependendo de como você escolher ingerir a cúrcuma.

A cúrcuma é bem versátil e isso a torna fácil de ser incorporada a alimentação.

Suco: Uma opção é através do suco, que pode ser feito apenas batendo a cúrcuma com água ou com uma base de sua preferência.

Chá: Além do suco é possível consumi-lo em forma de chá. Algumas pessoas acrescentam raspas de gengibre, mel, ou um limão espremido para disfarçar um pouco do gosto da cúrcuma.

Tempero: Outra alternativa é como tempero de comida. Mas nesse caso o utilize na finalização dos pratos. Quanto mais tempo exposto ao calor mais o açafrão perde suas propriedades. Para temperos de saladas não é necessário se preocupar com isso, basta apenas polvilhar sobre o alimento a ser consumido.

Atenção: É uma especiaria com sabor forte e o suco pode enjoar rápido ou não agradar a todos os paladares. Por isso, muitas pessoas que começam a tomar o suco ou o chá de cúrcuma não conseguem manter o tratamento por muito tempo.

Suplementação: Outra opção que também pode ser utilizada é por meio da suplementação. Na verdade, a suplementação acaba sendo a melhor alternativa sobretudo pela praticidade, e pela biodisponibilidade.

Através da suplementação o seu organismo tem acesso aos componentes benéficos da cúrcuma e consegue absorvê-lo de maneira otimizada. Essa otimização acontece quando a fórmula do suplemento é complementada com ativos de suporte.

Isso pode aumentar em até 2000% a absorção da cúrcuma, quando comparada ao uso dela como chá, suco ou tempero.

Além disso, ao recorrer à suplementação você garante a pureza da cúrcuma que está ingerido e dessa maneira, os seus benefícios. Busque marcas sérias para não correr o risco da cúrcuma contaminada e a praticidade das cápsulas é sem igual.

Por que tomar cúrcuma?

Se você está se perguntando por que deveria começar a tomar a cúrcuma, a mesma possui uma vasta gama de propriedades que garantem a saúde de todo o nosso organismo. Atua desde a redução dos processos inflamatórios, a ação dos radicais livres.

A cúrcuma é muito usada por pessoas que sofrem de Artrite ou Artrose. Confira aqui este artigo completo sobre o uso de cúrcuma para casos de artrite.

Para além desses benefícios a curcumina, presente na cúrcuma, é antifúngica, antiparasitária, antibacteriana, e muito mais.

Problemas como o colesterol alto e até mesmo a resistência a insulina podem ser atenuados através do seu consumo.

Como saber se estou comprando a cúrcuma certa?

Curcuma, Curcuma longa, Açafrão, Açafrão-da-terra, Açafrão-da-Índia… descubra como diferenciá-los aqui neste guia rápido do Açafrão e da Cúrcuma.

Gostou de saber mais sobre como tomar cúrcuma? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Alicia Fernandes

Alicia Fernandes

Nutricionista, Vegana, Amante da Natureza e Alimentação Saudável

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