LONGEVIDADE E SAÚDE NATURAL

Como tomar cúrcuma: qual o melhor jeito de consumir este poderoso ingrediente da medicina milenar?

Suco, chá, tempero ou suplemento? De qual forma a cúrcuma (açafrão-da-terra) faz mais efeito?
Alicia Fernandes

Alicia Fernandes

Nutricionista, Vegana, Amante da Natureza e Alimentação Saudável

A cúrcuma oferece uma série de benefícios ao nosso organismo sobretudo por conta da curcumina presente em sua composição. A curcumina é um dos anti-inflamatórios mais potentes que existem na natureza. Mas o que pouca gente sabe é como tomar cúrcuma

Apesar de seus inúmeros benefícios, não é algo que está consolidado em nossa rotina e dessa forma, dúvidas quanto ao seu consumo podem surgir.

Atenção: existem diversos jeitos de tomar a cúrcuma, e alguma podem ser até 2000% mais efetivas.

Onde comprar a cúrcuma?

Embora muitas pessoas acreditem que a feira é a melhor opção para a compra de algo natural, é preciso fazer algumas ressalvas.

Por exemplo, se não há comprovação de que o alimento é de fato orgânico então não é. Não é porque está na feira, que é orgânico.

Alimentos orgânicos, até mesmo os de pequenos produtores artesanais, sempre terão um selo oficial do Ministério da Agricultura. É este Órgão que verifica toda a origem e cuidado que os pequenos e grandes produtores têm com seus ingredientes.

Quando a cúrcuma não é de fato orgânica ou de procedência, por assim dizer, ela pode estar contaminada com metais pesados e até mesmo com farinha, o que aumenta o seu peso, mas diminui drasticamente a sua qualidade.

Esse tipo de contaminação pode ser extremamente prejudicial a saúde.

A melhor alternativa é comprar a especiaria industrializada de uma marca conhecida no mercado, ou de um produtor que tenha o selo Produto Orgânico. As chances de você levar para casa outra coisa que não apenas a cúrcuma é significativamente menor.

Como consumir a cúrcuma?

Se atentando a essa questão, vamos ver como você pode consumir a especiaria? Antes de prosseguir é preciso que você saiba que para efetivamente começar a perceber os efeitos benéficos da cúrcuma é fundamental inclui-la de maneira definitiva e efetiva na sua rotina.

Como dissemos anteriormente, existem diferentes jeitos de consumir. E os seus efeitos são gradativos e podem demorar a aparecer dependendo de como você escolher ingerir a cúrcuma.

A cúrcuma é bem versátil e isso a torna fácil de ser incorporada a alimentação.

Suco: Uma opção é através do suco, que pode ser feito apenas batendo a cúrcuma com água ou com uma base de sua preferência.

Chá: Além do suco é possível consumi-lo em forma de chá. Algumas pessoas acrescentam raspas de gengibre, mel, ou um limão espremido para disfarçar um pouco do gosto da cúrcuma.

Tempero: Outra alternativa é como tempero de comida. Mas nesse caso o utilize na finalização dos pratos. Quanto mais tempo exposto ao calor mais o açafrão perde suas propriedades. Para temperos de saladas não é necessário se preocupar com isso, basta apenas polvilhar sobre o alimento a ser consumido.

Atenção: É uma especiaria com sabor forte e o suco pode enjoar rápido ou não agradar a todos os paladares. Por isso, muitas pessoas que começam a tomar o suco ou o chá de cúrcuma não conseguem manter o tratamento por muito tempo.

Suplementação: Outra opção que também pode ser utilizada é por meio da suplementação. Na verdade, a suplementação acaba sendo a melhor alternativa sobretudo pela praticidade, e pela biodisponibilidade.

Através da suplementação o seu organismo tem acesso aos componentes benéficos da cúrcuma e consegue absorvê-lo de maneira otimizada. Essa otimização acontece quando a fórmula do suplemento é complementada com ativos de suporte.

Isso pode aumentar em até 2000% a absorção da cúrcuma, quando comparada ao uso dela como chá, suco ou tempero.

Além disso, ao recorrer à suplementação você garante a pureza da cúrcuma que está ingerido e dessa maneira, os seus benefícios. Busque marcas sérias para não correr o risco da cúrcuma contaminada e a praticidade das cápsulas é sem igual.

Por que tomar cúrcuma?

Se você está se perguntando por que deveria começar a tomar a cúrcuma, a mesma possui uma vasta gama de propriedades que garantem a saúde de todo o nosso organismo. Atua desde a redução dos processos inflamatórios, a ação dos radicais livres.

A cúrcuma é muito usada por pessoas que sofrem de Artrite ou Artrose. Confira aqui este artigo completo sobre o uso de cúrcuma para casos de artrite.

Para além desses benefícios a curcumina, presente na cúrcuma, é antifúngica, antiparasitária, antibacteriana, e muito mais.

Problemas como o colesterol alto e até mesmo a resistência a insulina podem ser atenuados através do seu consumo.

Como saber se estou comprando a cúrcuma certa?

Curcuma, Curcuma longa, Açafrão, Açafrão-da-terra, Açafrão-da-Índia… descubra como diferenciá-los aqui neste guia rápido do Açafrão e da Cúrcuma.

Gostou de saber mais sobre como tomar cúrcuma? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Artigos Populares

Logo-Impossible-Nutrition-White-orange-400

© Copyright 2000-2021 DRS CHMATALIK E-COMMERCE SUPLEMENTOS LTDA | CNPJ: 37.364.352/0001-36 | Av Paulista 171 | CEP: 01.311-904